As dimensões do Planeta Terra, segundo Eratóstenes

29|03|2019
Há mais de 2000 anos, um grego chamado Eratóstenes, funcionário da biblioteca de Alexandria, mediu engenhosamente as dimensões do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria e Astronomia, observando as disposições das sombras de determinados objetos em duas cidades diferentes durante o meio dia solar.
No equinócio de março, dia 21 às 12h43m ( meio dia solar), as professoras Carla Carvalho e Manuela Barros juntamente com os alunos do 7° C, Beatriz, Daniel, Daniela, João, Maria Elisa e Rafael participam no Projeto Eratóstenes, cujas atividades reproduzem este experimento histórico de maneira semelhante, em parceria com outra escola, o Colégio São Gonçalo em Amarante.
Neste projeto estiveram envolvidos 105 países e 5877 escolas.
Com grande importância histórica para a Ciência, este experimento também trará uma rica experiência interdisciplinar para professores e alunos. A sessão fotográfica foi feita pelo CEF de fotografia e pela aluna do 9°D.