Informação aos Encarregados de Educação
Serão afixadas para consulta, a partir de 31/05/2023 (inclusive), a listagem de alunos matriculados no Pré e 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O Diretor,
Frderico Escada
No passado dia 27 de maio, teve lugar no cineteatro Jaime Pinto, em S.Brás de Alportel, a cerimónia de entrega do Selo Escola Amiga da Criança, uma iniciativa que vai já na 5ª edição e que pretende dvulgar e promover as Boas Práticas nas nossas escolas.
O Agrupamento Padre João Coelho Cabanita, mais uma vez, foi distinguido e recebeu o Certificado de Escola Amiga da Criança, com o projeto "Despertar e Voo sem Asas", dinamizado pelo nosso Departamento de Educação Especial.
O trabalho foi desenvolvido ao longo do ano letivo 2021-22, no âmbito da Cidadania e Inclusão, integra várias atividades nas mais diferentes áreas vocacionais interna e externa, tais como terapia pela arte, culinária, restauração de objetos e desporto, teve como principais objetivos aprender a trabalhar em equipa, aceitar desafios, respeitar os outros e desenvolver capacidades e habilidades.
Esteve presente na cerimónia de entrega de prémios o Diretor do nosso Agrupamento, professor Frederico Escada, e as docentes Marta Estrompa e Adriana Luís, em representação do Departamento de Educação Especial, mentor e dinamizador deste excelente trabalho.
Este e outros projetos e atividades encontram-se documentados na página facebook do departamento.
No dia 12 de Maio de 2023, decorreu a 9ª edição do Encontro Desportivo para Alunos com Deficiência.
Como é do conhecimento da Comunidade Educativa, estão a decorrer Provas de Aferição no 2ºano de escolaridade e posteriormente será o 5º e o 8ºano, conforme calendário publicado pelo IAVE (Instituto de Avaliação Educativa).
No dia da realização da prova, o aluno deverá ser portador do Cartão de Cidadão ou de outro documento com fotografia que o identifique.
Na ausência do documento de identificação, ainda que o aluno possa realizar a prova, terão de ser realizadas algumas dilligências como o preenchimento pelo Secretariado de Exames, de um auto de identificação, com testemunhas, auto esse que terá de ser assinado, obrigatoriamente, pelo encarregado de educação, no dia da prova. Assim, para evitar essas burocracias e a deslocação do encarregado de educação à escola, a Direção do Agrupamento apela, encarecidamente, a que os encarregados de educação se certifiquem que, no dia da prova, os alunos sejam portadores do documento de identificação.
Calendário das Provas de Aferição
Informamos que, de acordo com o definido no Despacho n.º 4506-A/2023 de 12 de abril de 2023, o período normal de matrícula e de renovação é fixado:
a) Entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio, para a educação Pré-escolar e para o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico;
b) Entre o dia 22 de junho e o dia 28 de junho, para os 6.º, 7.º, 8.º, 9.ºe 11.º anos de escolaridade;
c) Entre o dia 6 de julho e o dia 10 de julho, para os 2.º, 3.º, 4º e 5.º anos do ensino básico.
d) Entre o dia 15 de julho e o dia 20 de julho, para os 10.º e 12.º anos de escolaridade;
O pedido de matrícula pode ser efetuado pela Internet, na aplicação informática disponível no Portal das Matrículas em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt. ou nos Serviços Administrativos da Escola Padre João Coelho Cabanita, em Loulé ou da Escola Prof. Sebastião Teixeira, em Salir.
2 — O pedido de renovação de matrícula pelo encarregado de educação só deve ser requerido quando haja lugar a transferência de estabelecimento, transição de ciclo ou alteração de encarregado de educação.Todas as restantes renovações operam automaticamente .
3 — As matrículas referidas na alínea a) do n.º 1, recebidas até 15 de maio de 2023, são consideradas imediatamente após essa data para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior.
Documentos a apresentar no ato de Matrícula:
- 1 Fotografia atual (tipo passe);
- Cartão de Cidadão/Passaporte ou Autorização de residência do aluno;
- Documento de identificação do encarregado de educação e número de identificação do outro cônjuge;
- N.º do Serviço Nacional de Saúde (NSNS) + N.º Identificação da Segurança Social (NISS);
- N.º identificação Fiscal (NIF) do aluno e do encarregado de educação;
- Boletim Individual de Saúde (Vacinas) atualizado;
- Documento comprovativo de residência na área de influência do estabelecimento de educação, validado pela Autoridade Tributária ou do desenvolvimento da atividade profissional dos progenitores (Declaração da entidade patronal);
- Declaração da Prestação Social de Abono de Família, caso o aluno esteja posicionado no Escalão A ou B. O pedido de subsídio escolar deverá ser feito até 30 de junho, em formulário próprio e remetido ou entregue nos Serviços Administrativos, conforme informação, em anexo. Requerimento Subsídio ASE
- Na situação do Encarregado de Educação não ser um dos pais do menor, é obrigatória a entrega de documento comprovativo do Agregado Familiar validado pela Autoridade Tributária;
- Cartão de Seguro de Saúde ou de outro subsistema de saúde;
- Em caso de pais separados, documento comprovativo do poder paternal;
- Em caso de aluno com Necessidades Educativas de carácter permanente, deverá ser entregue o respetivo relatório;
- Em caso de necessidade de pedido de transporte deverá trazer mais 1 fotografia tipo passe.
No ato de matrícula, o encarregado de educação deve indicar, por ordem de preferência, cinco estabelecimentos de ensino, pertencentes ou não ao mesmo agrupamento, cuja frequência é pretendida.
A matrícula de crianças, na educação pré-escolar, que completem três anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro é aceite, a título condicional, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nos grupos já constituídos, depois de aplicadas as prioridades definidas.
As crianças que completem seis anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro, podem ingressar no 1º ciclo se tal for requerido pelo encarregado de educação, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas, depois de aplicadas as prioridades definidas, não sendo possível a sua anulação após ingressão do candidato na escolaridade obrigatória.
Requerimento Subsídio Escolar (ASE)
PRAZOS DE INSCRIÇÃO – ALUNOS AUTOPROPOSTOS
1ª FASE - 4 a 17 de abril
2º FASE - 11 a 13 de julho (2.º e 3.º Ciclos)
19 a 20 de julho (1.º Ciclo)
LOCAL DE INSCRIÇÃO
As inscrições para a realização de exames finais nacionais e de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário, são efetuadas através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames, disponível em: https://jnepiepe.dge.mec.pt
Para mais informações deve ser consultada a Norma 01/JNE/2023.
ATENÇÃO: Apenas é permitida a inscrição para efeitos de conclusão das disciplinas para alunos autopropostos e a realização de provas de equivalência à frequência.
É com enorme consternação que o Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Docente João Manuel Carreiras Assude.
Neste momento de tremenda dor, o Agrupamento endereça as mais sinceras e sentidas condolências à família e amigos.
27/03/2023
O Diretor
Frederico Escada
Decorreu durante o dia 28 de janeiro de 2023, o 3.º Seminário de Inverno, sobre Climatização e Refrigeração, promovido e organizado pelo INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA da UNIVERSIDADE DO ALGARVE; no CAMPUS DA PENHA; em FARO.
A convite da organização, participou neste seminário o Professor Jacinto Colaço, licenciado em Engenharia Mecânica, que apresentou uma comunicação sobre o tema: Contributo energético da instalação solar fotovoltaica da Escola Básica Integrada de Salir.
Realizou-se no passado dia 19 de Janeiro o Corta.Mato Escolar do Agrupamento Cabanita que teve a participação de 1200 alunos do 1º ao 9º ano de todas as escolas do agrupamento, o qual se realizou nas instalações desta escola.
CLASSIFICAÇÕES:
No âmbito do projeto “Parlamento dos Jovens”, no passado dia 16 de Janeiro, a deputada Jamila Madeira esteve presente na Escola Padre João Coelho Cabanita onde dinamizou uma sessão de esclarecimento para alunos do 2º e 3ºciclo. A deputada abordou vários assuntos dos quais se destacam a composição da Assembleia da República e do Parlamento Europeu e a importância da saúde mental nos jovens. Estiveram presentes cerca de uma centena de alunos que se mostraram muito interessados e participativos.
A organização do evento esteve a cargo da docente Helena Bravo, coordenadora do projecto.
O programa “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de fora da Europa.
Educar para a cidadania, promover o debate e estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias são alguns dos objetivos da iniciativa.
NOTA DE PESAR
É com enorme consternação que o Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da Assistente Técnica Maria do Carmo Ramos Cavaco.
Neste momento de tremenda dor, o Agrupamento endereça as mais sinceras e sentidas condolências à família e amigos.
05/01/2023
O Diretor
Frederico Escada
Aquisição das refeições para os dias 03/01 e 04/01
Estimados alunos e Encarregados de Educação,
Informamos que o programa GIAE já se encontra operacional, pelo já é possível adquirir as senhas de almoço nos quiosques eletrónicos e na plataforma online.
O Diretor
Frederico Escada
Informamos que, no próximo sábado, dia 28 de Janeiro de 2023, no Campus da Penha (Faro), realizar-se-á o 3º Seminário de Inverno do ISE_UALG - Climatização e Refrigeração.
O seminário contará com o orador Professor Jacinto Colaço, cuja intervenção será feita no âmbito do "Contributo energético da instalação solar fotovoltaica da Escola Básica Integrada de Salir".
Segue o link de acesso ao programa detalhado:
Programa 3º Seminário de Inverno
O Diretor
Frederico Escada
Alunos e Encarregados de Educação/Pais,
Pessoal Docente e Pessoal Não Docente,
Parceiros Educativos,
Neste momento mágico, em que as pessoas se aproximam e se libertam para sentimentos de entrega, de partilha e de solidariedade, dirijo-Vos os meus votos:
- Presenteiem as pessoas da vossa vida com afetos, compreensão e alegria, nestes dias e nos seguintes;
- Avigorem a bondade e a afetividade, na esperança de que os sentimentos permaneçam nos nossos corações por mais um ano;
- Confiem nos que convosco trabalham neste Agrupamento de Escolas, no intuito único de prestar um serviço educativo de qualidade;
2022 devolveu-nos a possibilidade de viver esta Festa da Família, na companhia de todos os que nos são mais queridos.
A todos, a toda esta grande família profissional que formamos, votos de um abençoado e muito feliz Natal!
E que cada um de nós contribua, em consciência, com conhecimento e reflexão, para que o novo ano seja melhor!
Frederico Escada
Diretor do AEPJCC
Docentes e Técnicos Especializados
Consultar Separador -Diversos - Contratação de Escola
Informa-se toda a Comunidade Educativa que a receção aos alunos, do Pré-escolar ao 9ºano, terá lugar no dia 16 de Setembro, nas escolas frequentadas pelos alunos, conforme horário em anexo. Em cada escola será também afixado o horário de receção aos alunos.
Pré-escolar e 1º Ciclo
Cadaormamos criança poderá vir acompanhada apenas por 1 adulto (o encarregado de educação ou alguém que o represente), uma vez que ainda é necessário ter alguns cuidados e evitar grandes ajuntamentos.
Recomendamos que os horários da receção sejam rigorosamente cumpridos para que tudo possa decorrer da melhor forma e em segurança.
A receção aos alunos do 5º de escolaridade terá lugar com a presença de um pai/mãe ou encarregado de educação e do 6.º ao 9º ano de escolaridade terá lugar sem a presença de pais ou encarregados de educação. Posteriormente serão marcadas as reuniões com os encarregados de educação.
A partir do dia 19 de setembro, inclusive, as atividades letivas já irão decorrer normalmente, de acordo com o horário.
O Diretor
Frederico Escada
Receção Pré-escolar e 1º Ciclo
Nesta mensagem que Vos dirijo pretendo desejar, a todos os que compõem este Agrupamento, as boas-vindas ao ano letivo 2022/23.
Aos Alunos e Encarregados de Educação, um ano de sucesso académico, aprendizagens consolidadas, empenhamento e objetivos alcançados;
Aos Recursos Humanos deste Agrupamento, um ano repleto de êxito profissional, cimentado em profissionalismo, rigor, competência, cooperação e motivação no trabalho.
Simultaneamente se inicia de um novo ciclo diretivo, com uma liderança determinada, democrática, aberta ao diálogo e recetiva a críticas de melhoria. Pretendemos tornar este Agrupamento uma referência distrital e viabilizar a sua missão, a de proporcionar a todos os alunos um clima propício à aprendizagem e ao desenvolvimento das competências fundamentais ao prosseguimento de estudos, e simultaneamente promover o seu desenvolvimento integral, estimulando valores de cidadania, responsabilidade, espírito crítico, solidariedade, tolerância e sentimentos de pertença e bem-estar.
Pretendemos envolver toda a Comunidade nesta viagem: pessoal docente, pessoal não docente, alunos, encarregados de educação e parceiros sociais. Conjuntamente seremos capacitados para ultrapassar os desafios e obstáculos que surgirem, e alcançaremos resultados positivos. Unindo esforços e criando sinergias seremos fortes!
Votos de um ano letivo em pleno!
O Diretor,
Frederico Escada
Informamos que se encontram afixadas, na escola sede e na EB Prof. Sebastião Teixeira, as listagens de alunos/turmas constituídas para o ano letivo 2022/2023.
No dia 22 de julho, teve lugar na Escola sede do Agrupamento Padre João Coelho Cabanita a cerimónia de entrega dos prémios de
Mérito e Excelência aos alunos que se distinguiram no desempenho escolar, desportivo e também pela participação em projetos de
voluntariado e envolvimento cívico, onde estiveram presentes os homenageados/premiados e respetivas famílias.
A festa contou ainda com diversos momentos de animação musical muito apreciados e carinhosamente dinamizados pelo professor Luís
Galrito e pelos alunos da turma do 6ºH. A cerimónia encerrou com a apresentação do Hino da Cabanita, cuja letra foi composta pela
professora Ana Cristina Gonçalves e a música orquestrada pelo Professor Galrito.
Um agradecimento muito especial à Associação de Pais (APEC), Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de São Clemente,
pelo patrocínio do bufete e de toda a logística que envolveu a festa.
De enaltecer a admirável e excelente dedicação durante semanas das docentes Isabel Assis; Marlene Carvalho e Teresa Carvalho, pelo
empenho e carinho despendidos em torno da preparação desta cerimónia.
O nosso enorme reconhecimento ainda para outros intervenientes que, fora do seu horário de trabalho, se envolveram na preparação e
dinamização do evento, destacando as assistentes operacionais: Ivone Espada; Delfina Machado; Lídia Santos; Maria de Lurdes Abreu;
Maria dos Santos Inácio; Sónia Valente; Sónia Gonçalves e aos docentes Luís Galrito; Vítor Sousa; Rosa Silva; António Pascoal; Pedro
Janeiro; Gisela Bicho; Carlos Jara; Gualter Neves; Helena Carvalho; Maria Conceição Novais; Nélia Rodrigues; Sónia Faísca e Maria
João Sousa e outros que, direta ou indiretamente, nele participou.
Muitos parabéns a todos os alunos, em especial aos que se distinguiram!
Gratos pela presença de todos!
Votos de umas excelentes e merecidas férias!
A Direção
É com enorme consternação que o Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da aluna Maria Fernanda da Silva, do 7ºF.
Neste momento de tremenda dor, o Agrupamento endereça as mais sinceras e sentidas condolências à família e amigos.
27/06/2022
Informam-se os Pais e Encarregados de Educação que já se encontram disponíveis para consulta no GIAE e afixadas nas Vitrines da Escolas Padre João Coelho Cabanita e Professor Sebastião Teixeira, as pautas de avaliação do 9ºano.
Informa-se os Pais e Encarregados de Educação que, de acordo com o deferido no Despacho Normativo n.º 7255/2018 de 31 de julho, o pedido de subsídio escolar pode ser efetuado presencialmente ou por correio eletrónico até ao dia 30 de junho de 2022.
O pedido pode ser efetuado, presencialmente, nos Serviços Administrativos da EB Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, ou da EB Prof. Sebastião Pires Teixeira, em Salir.
LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS A DIRETOR DO AGRUPAMENTO
Consulte aqui
Atendendo à evolução positiva no que respeita à situação epidemiológica em Portugal, relativamente à área educativa, o Governo decidiu rever algumas das medidas restritivas ainda em vigor, refletidas no comunicado de imprensa:
“Limita-se a obrigatoriedade do uso de máscara apenas aos locais caracterizados pela especial vulnerabilidade das pessoas que os frequentam (estabelecimentos e serviços de saúde, estruturas residenciais, de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis ou pessoas idosas, bem como unidades de cuidados continuados) e aos locais caraterizados pela utilização intensiva (transportes coletivos de passageiros, incluindo o transporte aéreo, transporte de passageiros em táxi ou TVDE).”
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=483
O PNS É UM INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GOVERNAÇÃO EM SAÚDE, a nível nacional. O PNS ORIENTA E FACILITA, a nível nacional, a CONSTRUÇÃO DE UM COMPROMISSO SOCIAL para a obtenção da melhoria do estado de saúde da população no quadro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Matrículas – 2022/2023
Informam-se os interessados que, de acordo com o definido no Despacho Despacho n.º 4209-A/2022 de 11 de abril de 2022, o período normal de matrícula e de renovação é fixado:
a) Entre o dia 19 de abril e o dia 16 de maio, para a educação pré-escolar e para o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico;
b) Entre o dia 9 de julho e o dia 19 de julho, para os 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos do ensino básico;
c) Entre o dia 17 de junho e o dia 1 de julho, para os 8.º e 9.º anos do ensino básico e para o ensino secundário.
O pedido de matrícula é efetuado preferencialmente pela Internet, na aplicação informática disponível no Portal das Matrículas em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt.
2 — O pedido de renovação de matrícula pelo encarregado de educação ou pelo aluno, quando maior, só deve ser requerido quando haja lugar a transferência de estabelecimento, transição de ciclo ou alteração de encarregado de educação ou quando esteja dependente de opção curricular, todas as restantes renovações operam automaticamente nos termos do n.º 1 do artigo 8.º do Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, na sua redação atual.
3 — As matrículas referidas na alínea a) do n.º 1, recebidas até 16 de maio de 2022, são consideradas imediatamente após essa data para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior.
Na impossibilidade de o Encarregado de Educação realizar o pedido de matrícula por meios próprios, poderá dirigir-se aos Serviços Administrativos da Escola Padre João Coelho Cabanita em Loulé ou da Escola Prof. Sebastião Teixeira em Salir, mediante marcação prévia.
Este agendamento deverá ser feito via telefone para o n.º 289412783 (escola sede) ou para o 289489518 (escola de Salir).
Documentos a apresentar no ato de Matrícula:
- 1 Fotografia (tipo passe);
- Cartão de Cidadão/ Cédula Pessoal/ Passaporte ou Autorização de residência do aluno;
- Documento de identificação do encarregado de educação e número de identificação do outro cônjuge;
- N.º do Serviço Nacional de Saúde (NSNS) + N.º Identificação da Segurança Social (NISS);
- N.º identificação Fiscal (NIF) do aluno e do encarregado de educação;
- Boletim Individual de Saúde (Vacinas);
- Documento comprovativo de residência na área de influência do estabelecimento de educação, validado pela Autoridade Tributária ou do desenvolvimento da atividade profissional dos progenitores (Declaração da Entidade patronal);
- Declaração da Prestação Social de Abono de Família, caso o aluno esteja posicionado no Escalão A ou B;
- Na situação do Encarregado de Educação não ser um dos pais do menor, é obrigatória a entrega de documento comprovativo do Agregado Familiar validado pela Autoridade Tributária;
- Cartão de Seguro de Saúde ou de outro subsistema de saúde;
- Em caso de pais separados, documento comprovativo do poder paternal;
- Em caso de aluno com Necessidades Educativas de carácter permanente, deverá ser entregue o respetivo relatório;
- Em caso de necessidade de pedido de transporte deverá trazer mais 1 fotografia tipo passe.
No ato de matrícula, o encarregado de educação deve indicar, por ordem de preferência, até cinco estabelecimentos de ensino, pertencentes ou não ao mesmo agrupamento, cuja frequência é pretendida.
A matrícula de crianças, na educação pré-escolar, que completem três anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro é aceite, a título condicional, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nos grupos já constituídos, depois de aplicadas as prioridades definidas.
As crianças que completem seis anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro, podem ingressar no 1º ciclo se tal for requerido pelo encarregado de educação, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas, depois de aplicadas as prioridades definidas, não sendo possível a sua anulação após ingressão do candidato na escolaridade obrigatória.
De acordo com as alíneas f) e g), do artigo nº 87 do Código de Procedimento Administrativo,
o prazo para formalização das candidaturas a Diretor prolongar-se-á até dia 18 de abril de 2022.
Nos termos do disposto nos artigos 21.º e 22.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, torna-se público que se encontra aberto o procedimento concursal para provimento do lugar de Diretor do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, para o quadriénio 2022-2026, pelo prazo de 10 (dez) dias úteis a contar do dia seguinte ao da publicação do Aviso n.º 6631/2022, no Diário da República n.º 64/2022, Série II de 2022-03-31, página 219.
PRAZOS DE INSCRIÇÃO – 4.º, 6.º e 9.º ANO (AUTOPROPOSTOS)
1.ª FASE - 25 de março a 04 de abril
2.ª FASE - 19 e 20 de julho
As inscrições, apenas para alunos autopropostos, para a realização de provas finais nacionais e de equivalência à frequência do ensinos básico, são efetuadas através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames, disponível em: https://jnepiepe.dge.mec.pt
NOTA: O pagamento de inscrição, no ensino básico, é aplicável a:
- alunos fora da escolaridade obrigatória;
- alunos que se inscrevem fora de prazo.
Mais informação no separador Diversos/Contratação de Escola
Resultados eleitorais - 24/03/2022
Nº Total de votantes: 442
Nº de votos brancos: 11
Nº de votos nulos: 14
Nº de votos válidos: 417
Proposta vencedora: Equipamentos para alunos com Necessidades Educativas: Barras Paralelas; Pedaleira de Fisioterapia e Reabilitação e Roldana AutoPassivo;
Nº Total de votantes: 97
Nº de votos brancos: 2
Nº de votos nulos: 5
Nº de votos válidos: 90
Proposta vencedora: Mobiliário de cozinha, para sala de apoio.
No dia 22 de março, realizou-se uma Assembleia Geral de Delegados e Subdelegados de Turma, pelas 17:00 horas, dinamizada pela Professora Mónica Pereira, no polivalente da Escola Professor Manuel Alves.
Na qualidade de representantes da turma na comunidade escolar e constituindo um elo de ligação entre os colegas da turma, estes alunos são um elemento privilegiado de comunicação entre a turma e os professores da mesma e um exemplo de correção de atitudes, zelando pelo bom comportamento do grupo /turma.
Nesta reunião, os alunos tiveram oportunidade de analisar e discutir os documentos orientadores do Agrupamento.
Foi ainda efetuada a auscultação e seleção de sugestões dos discentes para melhoria e bem-estar dos alunos no espaço escolar. Este encontro foi positivo, uma vez que dela surgiram inúmeras propostas que visam o melhoramento do espaço físico que os mesmos frequentam.
Votação decorrerá no dia 24/03/2022
Lista apresentada por alunos do 8ºH.
PARLAMENTO JOVEM
Realizou-se, na Escola Básica 2/3 Padre João Coelho Cabanita, no dia 27 de janeiro de 2022, a eleição para os deputados à Sessão Escolar do Programa Parlamento dos Jovens 2022 - Ensino Básico. Os resultados apurados foram os seguintes:
INFORMAÇÃO
Na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 119-B/2021, de 23 de dezembro informamos que :
- A Componente de Apoio à Família (Pré-Escolar) será suspensa de 27 a 30 de dezembro.
- Durante os períodos de 27 a 30 de dezembro e de 3 a 7 de janeiro funcionarão as escolas de acolhimento e o fornecimento de refeições, em regime take-away, a alunos carenciados.
Rede de escolas de acolhimento para a receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores mobilizados ou em prontidão que obste a prestar assistência aos mesmos e as crianças e jovens em risco sinalizados pelas CPCJ funcionarão de 27 a 30 de dezembro e de 3 a 7 de janeiro.
Refeições e/ou apoios alimentares a alunos beneficiários da ação social escolar e aos alunos que, não sendo beneficiários dos apoios alimentares no âmbito da ação social escolar, necessitem desse apoio.
De 27/12 a 30/12 e 03/01 a 07/01
Na sequência da publicação Resolução do Conselho de Ministros n.º 157/2021, de 27 de novembro, que vem decretar o estado de calamidade, face a um agravamento da situação epidemiológica da doença COVID -19, e do Decreto-Lei n.º 104/2021 de 27 de novembro, que procede à suspensão das atividades letivas, não letivas e formativas, entre 2 e 9 de janeiro de 2022, relembra-se que, nos termos do art.º 15.º, do referido Decreto-Lei, a rede de escolas de acolhimento retoma a sua atividade, estando abertas as escolas para a receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores mobilizados ou em prontidão que obste a prestar assistência aos mesmos e servindo refeições e/ou apoios alimentares a alunos beneficiários da ação social escolar e aos alunos que, não sendo beneficiários dos apoios alimentares no âmbito da ação social escolar, necessitem desse apoio, com o envolvimento das autarquias locais, a fim de garantir a disponibilização das refeições e/ou apoios alimentares necessários.
As escolas de acolhimento estarão disponíveis, também, para receber, presencialmente, as crianças e jovens em risco sinalizados pelas CPCJ.
Ver separador Diversos - Contratação de escola
Hoje (2 de novembro de 2021) tomou posse a Comissão Administrativa Provisória que assegurará a gestão do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita até à tomada de posse de um novo Diretor.
A CAP é constituída pelos seguintes elementos:
Presidente | Eduardo António Almeida Pinto |
Vice-presidente | Luís Miguel Iria Lelo Pontes Estrela |
1.º Vogal | Mónica Margarida Pires Pereira |
2.º Vogal | Maria Helena Paula Pinto Domingos Guerreiro Mendes |
3.º Vogal | Adérita Maria Leal Cardoso Tomás |
Edital para abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral
Regulamento Eleitoral - Eleição do Conselho Geral
GRUPO DE RECRUTAMENTO 330 - INGLÊS - 3.º Ciclo - Lista de ordenação
GRUPO DE RECRUTAMENTO 220 - INGLÊS - 2.º Ciclo - Lista de ordenação
GRUPO DE RECRUTAMENTO 120 - INGLÊS - 1.º Ciclo - sem candidatos
GRUPO DE RECRUTAMENTO 350 - ESPANHOL - Lista de ordenação
GRUPO DE RECRUTAMENTO 320 - FRANCÊS
GRUPO DE RECRUTAMENTO 350 - ESPANHOL
GRUPO DE RECRUTAMENTO 550 - INFORMÁTICA
GRUPO DE RECRUTAMENTO 550 - INFORMÁTICA
GRUPO DE RECRUTAMENTO 330 - INGLÊS
GRUPO DE RECRUTAMENTO 120 - INGLÊS 1º CICLO
Informamos que os horários do 2º e 3º Ciclos já se encontram afixados na E.B. Padre João Coelho Cabanita e na E.B. Prof. Sebastião Teixeira.
A Direção do Agrupamento deseja a toda a Comunidade Educativa um excelente ano letivo.
Informa-se toda a Comunidade Educativa que a receção aos alunos, do Pré-escolar ao 9ºano, terá lugar no dia 17 de Setembro, nas escolas frequentadas pelos alunos, com horários diferentes para cada turma/grupo, conforme horário em anexo. Em cada escola será também afixado o horário de receção aos alunos.
Pré-escolar e 1º ciclo
No sentido de cumprir as regras de distanciamento social e evitar ajuntamentos, cada turma quando composta por mais de 12 alunos, foi dividida em dois grupos e será feita a receção a cada grupo, em horário diferente. Entre a entrada de um grupo e outro, na mesma sala, será feita a necessária higienização do espaço e equipamentos.
Cada criança poderá vir acompanhada apenas por 1 adulto (o encarregado de educação ou alguém que o represente).
Recomendamos que os horários da receção sejam rigorosamente cumpridos para que tudo possa decorrer da melhor forma e em segurança, evitando ao máximo o cruzamentos de grupos.
2º e 3º ciclos
A receção aos alunos do 5º de escolaridade terá lugar com a presença de um pai/mãe ou encarregado de educação e do 6.º ao 9º ano de escolaridade terá lugar sem a presença de pais ou encarregados de educação. Posteriormente serão marcadas as reuniões com os encarregados de educação.
Solicita-se a colaboração de toda a Comunidade Educativa para o rigoroso cumprimento das regras de higiene e segurança em vigor. Só assim nos poderemos proteger, a nós e aos outros.
O Diretor
Rodolfo Silva
Horário Receção Pré-escolar e 1º Ciclo
Informa-se todos os interessados que se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis, contados a partir do dia imediato ao da publicação no Diário da República, concurso para o cargo de Diretor(a) do Centro de Formação de Associação de Escolas Do Litoral à Serra (CFAE dos Concelhos de Loulé e S. Brás de Alportel), com sede na Escola Secundária de Loulé.
Requerimento de Candidatura (PDF)
Requerimento de Candidatura (Word)
Lista de Candidatos admitidos a concurso
Informamos que se encontram afixadas, na escola sede e na EB Prof. Sebastião Teixeira, as listagens de alunos/turmas constituídas para o ano letivo 2021/2022.
Em conformidade com o Artigo 4º, ponto 2, do Despacho Normativo Nº10-B/2021, que regulamenta o regime de matrículas e de frequência no âmbito da escolaridade obrigatória, foram hoje divulgadas as listas de crianças e alunos admitidos no Pré-escolar e no 1º ano. As referidas listas encontram-se afixadas na escola sede e na EB Prof. Sebastião Teixeira.
Informam-se os Pais e Encarregados de Educação que, de acordo com o deferido no Despacho Normativo n.º 7255/2018 de 31 de julho, o pedido de subsídio escolar é efetuado preferencialmente por via online, até ao dia 30/06/2021.
Deverão enviar o requerimento devidamente preenchido e assinado, acompanhado da declaração da segurança social com a assinatura devidamente validada para:
servicos.administrativos @agrupamentocabanita.edu.pt
Se os Pais ou encarregados de Educação tiverem dificuldade em requerer o subsídio via online, poderão, mediante agendamento prévio, dirigir-se aos Serviços Administrativo da EB2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé ou da EBI Prof. Sebastião Pires Teixeira, em Salir.
Este agendamento deverá ser feito via telefone para o n.º 289412783 (Escola Sede) ou para o 289489518 ( EBI de Salir).
Loulé, 16 de abril de 2021
O Diretor,
Rodolfo José Campos da Silva
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Nos dias 28 e 30 de setembro, os alunos da turma dos cursos de Assistente de Cuidados de Beleza e de Técnico de Manutenção de Campos de Golfe colaboraram com o Banco Alimentar na plantação de cerca de 17000 plantas, tais como alfaces, couves-flor, couves-roxas e brócolos. Esta foi a primeira atividade do ano letivo, que contou com a colaboração de professores e de todos os alunos da turma, que teve como objetivo ajudar as famílias mais carenciadas da região do Algarve.