l
Dez alunos das turmas do 9.º ano da Escola Padre João Coelho Cabanita participaram numa enriquecedora mobilidade Erasmus+ em Málaga, em colaboração com o IES Juan Ramón Jimenez, onde permaneceram entre os dias 6 e 11 de maio. Esta experiência proporcionou uma imersão educativa e cultural única, permitindo aos alunos assistir a aulas e vivenciar diretamente a forma como esta instituição se organiza e funciona. Ficaram particularmente surpreendidos com o horário escolar, bastante distinta da sua realidade habitual.
Os alunos foram acompanhados pela coordenadora Erasmus+, Professora Sílvia Barrocal, que teve a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o modelo organizativo da escola anfitriã. Estiveram também presentes as professoras Sandra Dias e Rita Pereira, da disciplina de Inglês do 3o ciclo, e Marise Vicente, da disciplina de Físico-Química também do 3o ciclo. Na modalidade de Job Shadowing, estas docentes assistiram, juntamente com os alunos, a diversas aulas, analisando as diferenças e semelhanças entre os dois sistemas educativos, nomeadamente na forma como são implementadas a diferenciação pedagógica, a autonomia e a inclusão.
Para além do âmbito educativo, a mobilidade incluiu também uma vertente cultural. Destacou-se visita de estudo a Nerja, lugar onde foi filmada a famosa série Verano Azul, tendo-se visitado o barco do Chanquete, as praias e a Cueva de Nerja, grutas descobertas em 1959 por 4 alunos que nesse dia decidiram faltar às aulas. Os participantes na mobilidade assistiram a uma impressionante experiência de realidade virtual 360o em que puderam assistir à formação destas grutas que foram declaradas como “Bien de Interés Cultural” em 2026. Em Málaga, houve ainda tempo para passear pelos principais pontos turísticos da cidade, visitando o interior da Casa de Picasso, local que homenageia o ilustre pintor nascido nesta cidade espanhola.
Momentos de convívio com os colegas espanhóis e as suas famílias enriqueceram ainda mais esta experiência, destacando-se pela hospitalidade, partilha e criação de laços que ultrapassaram fronteiras. A despedida foi marcada pela emoção e por algumas lágrimas, testemunho da forte ligação criada ao longo destes dias.
Agora, é tempo de preparar a receção aos colegas espanhóis, que visitarão a Escola Padre João Coelho Cabanita e o concelho de Loulé, entre os dias 23 e 30 de maio, para conhecerem a nossa realidade e continuarem esta valiosa troca de experiências e saberes.