Informações

Lançamento do Ano Letivo 2020/2021

 

Nota Informativa N.º 1 de 2020-2021 a comunicar a data de início das atividades letivas para o próximo ano escolar (Clique aqui).

Divulgam-se as orientações para o ano letivo 2020/2021


 

Matrículas e renovações

 

Informamos que as renovações de matrícula (EPE, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º) passam, a partir do dia de hoje, a processar-se de forma automática, nos mesmos termos em que acontecia no ano letivo transato, com exceção de transferências de estabelecimento. Como tal, apenas os alunos que transitaram, ao 5.º, 7.º e 10.ºanos ou que pretendam pedir transferência de escola vão ter que fazer a matrícula através do Portal das Matrículas. 

Para os alunos cujos Encarregados de Educação tenham já procedido a submissão de renovação no Portal das Matrículas, não são necessárias mais diligências, uma vez que os AE/ENA já dispõem de toda a informação e o processo está completo;

Dado o atual contexto de pandemia, todos estes procedimentos devem ser realizados, preferencialmente, através de meios digitais, evitando-se, por esta via, a necessidade de deslocação à escola por parte dos Encarregados de Educação.

 

 


 

Plataforma MEGA

Suspensão da recolha 

 

 

Informamos que a recolha dos manuais escolares, atribuídos pela plataforma MEGA, foi suspensa, conforme informação recebida da DGEsTE, na passada sexta-feira, e que abaixo transcrevemos:

"Face à aprovação em reunião plenária pela Assembleia da República da medida de suspensão do circuito de reutilização dos manuais escolares, no contexto da aprovação em votação final  do OE suplementar, os AE/ENA que ainda não recolheram manuais já não o devem fazer, e aqueles que já iniciaram a recolha deverão planear a sua devolução, faseadamente e de acordo com as condições concretas de cada comunidade escolar, até data anterior ao início das atividades letivas de 2020/2021." 

 

Os pais e encarregados de educação que já tinham procedido à devolução dos manuais irão ser contactados pela escola a fim de ser agendada uma data/hora para que os mesmos possam receber, de volta, os manuais dos seus educandos.

 

 


 

Publicação da avaliação final do ano letivo 2019-20

 

Informa-se toda a comunidade educativa que podem aceder à avaliação final de ano através do GIAE Online, que se encontra no final desta página, com as credenciais de entrada habituais.

Desejamos a todos os alunos, pais e encarregados de educação umas boas e refrescantes férias.

 

 


 

REABERTURA DOS JARDINS DE INFÂNCIA 

1 DE JUNHO 

Através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020, de 30 de abril, o Governo aprovou ainda uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, nos termos da qual definiu o dia 1 de junho como data de reabertura dos estabelecimentos de educação pré-escolar. 

No dia 22 de maio, foi divulgado pelo Ministério de Educação um documento com as orientações para a reabertura dos Jardins de Infância.  Com base nesse documento, cada Jardim de infância elaborou o seu Plano de Reabertura  e  um Folheto Informativo com procedimentos a adotar para que as crianças possam regressar aos jardins de Infância.

 

Plano de Reabertura - JI M.alves

 

Plano de Reabertura - JI Nº4

 

Plano de Reabertura - JI Nº3

 

Plano de Reabertura - JI Tôr

 

Plano de Reabertura - JI de Benafim

 

Plano de Reabertura - JI Querença

 

Plano de Reabertura - JI Poço Novo

 

Plano de Reabertura - JI Salir

 

Plano de Reabertura - JI Clareanes

 

Plano de Reabertura - JI Alte

 

 


 

NOTA INFORMATIVA  Nº 2

 

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR - ASE

 

SUBSÍDIO ESCOLAR – 2020/2021

 

Informam-se os Pais e Encarregados de Educação que, de acordo com o definido no Despacho Normativo n.º 7255/2018 de 31 de Julho, o pedido de subsídio escolar é efetuado preferencialmente por via online, até ao dia 30/06/2020.

Deverão enviar o requerimento em anexo preenchido e assinado, acompanhado da declaração da segurança social devidamente validada para:

servicos.administrativos@agrupamentocabanita.edu.pt 

Se os Pais ou Encarregados de Educação tiverem dificuldade em requerer o subsídio via online, poderão, mediante agendamento prévio, dirigir-se aos Serviços Administrativos da EB2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé ou da EBI Prof. Sebastião Pires Teixeira, em Salir.

 Este agendamento deverá ser feito via telefone para o n.º 289412783 (Escola Sede) ou para o 289489518 (EBI de Salir).

 

REQUERIMENTO

Loulé, 05 de maio de 2020

 

O Diretor,

Jacinto Colaço

 

 


 

 

MATRÍCULAS 2020/2021

 

(Despacho Normativo Nº 5/2020)

NOTA INFORMATIVA Nº1 

 

Matrículas Educação Pré-Escolar e 1º ciclo – 2020/2021

 

  

Informam-se os interessados que, de acordo com o definido no Despacho Normativo n.º 5/2020 de 21 de abril de 2020, o período de matrículas para a Educação Pré-Escolar e 1º Ano do 1º ciclo do Ensino Básico decorre entre 04 de maio e 30 de Junho de 2020.

O pedido de matrícula é efetuado preferencialmente pela Internet, na aplicação informática disponível no Portal das Matrículas em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através do Cartão de Cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Na impossibilidade de o Encarregado de Educação realizar o pedido de matrícula por meios próprios, poderá dirigir-se aos Serviços Administrativos da Escola Padre João Coelho Cabanita em Loulé ou da Escola Prof. Sebastião Teixeira em Salir, mediante marcação prévia.

Este agendamento deverá ser feito via telefone para o n.º 289412783 (escola sede) ou para o 289489518 (escola de Salir).

Documentos a apresentar no ato de Matrícula:

  • -2 Fotografias (tipo passe);
  • - Cartão de Cidadão/ Cédula Pessoal/ Passaporte ou Autorização de residência do aluno;
  • - Documento de identificação do encarregado de educação e número de identificação do outro cônjuge;
  • - N.º do Serviço Nacional de Saúde (NSNS) + N.º Identificação da Segurança Social (NISS);
  • -  N.º identificação Fiscal (NIF) do aluno e do encarregado de educação;
  • - Boletim Individual de Saúde (Vacinas);
  • - Documento comprovativo de residência na área de influência do estabelecimento de educação, validado pela Autoridade Tributária ou do desenvolvimento  da atividade profissional dos progenitores (Declaração da Entidade patronal);
  • -  Declaração da Prestação Social de Abono de Família, caso o aluno esteja posicionado no Escalão A ou B;
  • -  Na situação do Encarregado de Educação não ser um dos pais do menor, é obrigatória a entrega de documento comprovativo do Agregado Familiar validado pela Autoridade Tributária;
  • - Cartão de Seguro de Saúde ou de outro subsistema de saúde;
  • - Em caso de pais separados, documento comprovativo do poder paternal;
  • - Em caso de aluno com Necessidades Educativas de carácter permanente, deverá ser entregue o respectivo relatório;
  • - Em caso de necessidade de pedido de transporte deverá trazer mais 1 fotografia tipo passe.

No ato de matrícula, o encarregado de educação deve indicar, por ordem de preferência, até cinco estabelecimentos de ensino, pertencentes ou não ao mesmo agrupamento, cuja frequência é pretendida.

 

matrícula de crianças, na educação pré-escolar, que completem três anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro é aceite, a título condicional, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nos grupos já constituídos, depois de aplicadas as prioridades definidas.

 

As crianças que completem seis anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro, podem ingressar no 1º ciclo se tal for requerido pelo encarregado de educação, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas, depois de aplicadas as prioridades definidas, não sendo possível a sua anulação após ingressão do candidato na escolaridade obrigatória.

 

Loulé, 05 de maio de 2020

 

O Diretor

 

Jacinto Colaço


Anexos

Download downloads/paginas/263/anexos/NOTA INFORMATIVA N1_2020_2021.pdf