Direção

 

 

TURMA 9ºD 
ISOLAMENTO PROFILÁTICO DE 7 ALUNOS CONSIDERADOS CONTACTOS DE RISCO

 

Na sequência da notificação de um caso positivo de Covid-19, num aluno do 9ºD, o Delegado de Saúde, Dr. Armindo José Queza, enviou a seguinte comunicação:

 

Foi realizado um Inquérito Epidemiológico, hoje, dia 19/11/2020, no qual foram identificados sete contactos de alto risco, perante esta situação, determina-se:

Vigilância sobreativa, pela médica de família, ao aluno que testou positivo, por um período de 10 dias;

-  Isolamento Profilático  aos sete os alunos considerados de alto risco. Estes alunos serão submetidos a testes, em data a agendar com o Centro de Testagem.

- O isolamento profilático é por um período de 14 dias, a contar do dia 20/11/2020, ao dia 3/12/2020;

-A Autoridade de Saúde emitirá uma Declaração de Isolamento profilático, para cada aluno, para efeitos de justificação da ausência no trabalho para um dos progenitores, caso o educando seja menor de 12 anos;

Enquanto permanecerem em Isolamento profilático, não devem ausentar-se do domicílio, com a exceção, do dia da realização do teste, sob pena de serem detidos pelas Autoridades Policiais;

Os demais alunos e docentes da turma, ficarão em vigilância passiva, devendo para o efeito; monitorizar sinais e sintomas e, em caso de manifestação de sinais e sintomas, deverão contactar a Linha Saúde 24;

Os irmãos, irmãs e familiares dos alunos em isolamento profilático, não sendo contactos diretos do caso positivo, não são considerados contactos de alto risco. Assim sendo, deverão manter as suas atividades normais;

Foram contactados e informados todos os encarregados de educação dos alunos referenciados acima.

Durante o período de isolamento profilático, deverá ser feita a higienização dos espaços  usados pela turma,  ao abrigo da Orientação Nº 014/2020, de 21 de março da DGS.

Solicita-se que a Direção do Agrupamento de Escolas Padre João Cabanita, para que considere a presente Determinação, como justificação da ausência nas aulas dos alunos acima identificados.

 

O Diretor

Jacinto Colaço

 


 

ISOLAMENTO PROFILÁTICO - TURMA 7ºH

 Na sequência da notificação de um caso positivo de Covid-19, num aluno da turma 7ºH, da E.B. 2.3 Padre João Coelho Cabanita, o senhor Delegado de Saúde, Dr. Armindo Queza, determinou o seguinte:

 

  • - Isolamento Profilático da Turma 7ºH;  
  • - O isolamento profilático é por um período de 14 dias a contar do dia 13/11/2020 ao dia 27/11/2020;
  • - A Autoridade de Saúde emitirá uma Declaração de Isolamento profilático, para cada aluno, para efeitos de justificação da ausência nas aulas ou no trabalho para os encarregados de educação, para o período de 13/11/2020 ao dia 27/11/2020. 
  •  
  • Todos os alunos em isolamento profilático, serão submetidos a testes laboratoriais por SARS COV-2, no dia 22/11/2020, que serão por nós agendados com a Central de Testagem. Apela-se para que os encarregados de educação evitem a comunicar com a Saúde Pública. Os encarregados de educação deverão aguardar por orientações que serão dadas pela Direção da Escola, interlocutor com quem vamos comunicando.
  • Enquanto estiverem no Isolamento profilático, não devem ausentar-se do domicílio, com a exceção, no dia da realização do teste.
  • Durante o período de isolamento profilático, a Direção da Escola deverá proceder a Higienização da sala do 7ºH, ao abrigo da Orientação Nº 014/2020, de 21 de março da DGS. Devendo para o efeito, remeter-nos o relatório da limpeza e desinfeção de superfícies e estabelecimentos.

 

 

O Diretor do Agrupamento

Jacinto Colaço

 


 

Jardim de Infância do Poço Novo encerrado entre os dias 7/11/2020 e 21/11/2020
Na sequência da notificação de um caso positivo de Covid-19, numa funcionária do Jardim de Infância do Poço Novo e tendo em conta a descrição feita pela Direção do Agrupamento, o Delegado de Saúde, Dr. Armindo Queza, determinou o seguinte:
  • - Isolamento Profilático de todos os alunos que frequentam o Jardim de Infância;
  • - Isolamento profilático de todas as funcionárias e docentes do JI, constantes da lista fornecida pela Direção do Agrupamento;
  • - Isolamento profilático  de aluno da turma 7ºH da EB 2.3 Padre João Cabanita, filho da funcionária que testou positivo à Covid-19;
  •  
  • O isolamento profilático é por um período de 14 dias a contar do dia 07/11/2020 ao dia 21/11/2020;
  • Ficam em vigilância passiva todos alunos da turma 7ºH, devendo automonitorizar sinais e sintomas e,  em caso de sintomas em aluno, deverão contactar a Linha Saúde 24.
  • A Autoridade de Saúde emitirá a Declaração de Isolamento profilático, para cada aluno, para efeitos de justificação da ausência nas aulas ou no trabalho para os encarregados de educação, para o período de 07/11/2020 ao dia 21/11/2020. De igual modo, serão emitidas declarações de isolamento profilático para todas as funcionárias e docentes do JI em isolamento profilático.
  • Todos os alunos, funcionárias e docentes do JI, em isolamento profilático, serão submetidos a testes laboratoriais por SARS COV-2, no dia 17/11/2020, em moldes a definir e  em coordenação com a Direção do Agrupamento.
  • Enquanto permanecerem em Isolamento profilático, não devem ausentar-se do domicílio, com a exceção, no dia da realização do teste.
  • Durante o período de Isolamento profilático, deverá realizar-se a Higienização do Jardim de Infância, ao abrigo da Orientação Nº 014/2020, de 21 de março da DGS, devendo para o efeito remeter-nos o relatório da limpeza e desinfeção de superfícies e estabelecimentos.

 

         O Diretor do Agrupamento

         Jacinto Colaço

 


 

DETERMINAÇÃO DE ISOLAMENTO PROFILÁTICO – COVID 19
  TURMA 6.º E  e PESSOAL DA COZINHA

 

Na sequência da Notificação de dois Casos positivos de Covid-19 na E.B. Padre João Coelho Cabanita, numa funcionária da cozinha  e num  aluno do 6ºE, determinou o Sr. Delegado de Saúde, Dr. Armindo José Queza :

- O Isolamento Profilático da Turma  6º E, com exceção dos 5 alunos que integram a turma 6º Mais; 

-O Isolamento profiláctico de todo o pessoal da cozinha.

O isolamento profilático é por um período de 14 dias a contar do dia 05/11/2020 ao dia 19/11/2020;

 A Autoridade de Saúde emitirá a Declaração de Isolamento profilático, para cada aluno, para efeitos de justificação da ausência nas aulas ou no trabalho para os encarregados de educação, para o período de 05/11/2020 ao dia 19/11/2020.

De igual modo, serão emitidas declarações de isolamento profilático para todas colaboradoras da cozinha.

Todos  os alunos e colaboradoras da cozinha, em isolamento profilático, serão submetidos a testes laboratoriais por SARS COV-2, no dia 11/11/2020.

Enquanto estiverem no Isolamento profilático, não devem ausentar-se do domicílio, com a exceção, no dia da realização do teste.

Amanhã, dia 5 de novembro de 2020, o serviço de refeitório será assegurado por uma outra equipa de funcionários.

 

 


 

Acolhimento aos Alunos do 2º e 3º ciclos

 

 Em plena pandemia Covid 19, o regresso às aulas  teve de ser feito de forma diferente. Tiveram de ser implementadas medidas excecionais e aplicadas as regras emanadas das autoridades de saúde (DGS). Muitas rotinas e procedimentos foram alterados de forma a que as nossas crianças e jovens, bem como pessoal docente e não docente, possam estar na escola em segurança. Para assegurar o distanciamento, reduzir ao mínimo o cruzamento e o contacto entre alunos de diferentes turmas, os horários de entrada, saída, intervalos e almoço tiveram de ser desfasados. Estes condicionalismos levaram a que por vezes os alunos tenham de entrar ou sair mais tarde, podendo provocar alguns constrangimentos em algumas famílias, devido aos horários de trabalho dos pais. Cientes dessas situações, informamos que no caso dos alunos que, comprovadamente, têm de vir mais cedo devido aos transportes escolares ou por os pais terem necessidade de os deixar mais cedo para ir trabalhar, ou que necessitam permanecer no recinto escolar enquanto aguardam que os pais os recolham, a escola assegura o seu acolhimento, em espaços como a Biblioteca, a Sala de Alunos ou o Centro de Aprendizagem, apesar desta valência não estar prevista para o 2º e 3º ciclos. À luz das novas regras vigentes, todos os espaços escolares têm uma lotação, o que condiciona a capacidade de acolher todos os alunos, pelo que necessitamos que seja feito um requerimento formal, nos Serviços Administrativos, a solicitar o acolhimento dos alunos. O referido requerimento deverá mencionar o horário, dia da semana em que o aluno necessita de acolhimento e ser acompanhado de declaração da entidade patronal com o horário de trabalho dos pais.

Agradecemos a compreensão e colaboração de toda a Comunidade Educativa.

Protejam-se! Juntos vamos conseguir ultrapassar todos os condicionamentos.

 

O Diretor

Jacinto Colaço

 

 


 

Princípios Orientadores para Acompanhamento Ensino à Distância

 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE JOÃO COELHO CABANITA

 

ANO LETIVO DE 2019-2020

 COMUNICADO N.º 3 

 

 

De acordo com o que foi decidido pelo Governo, o 3.º período escolar vai iniciar-se a 14 de abril de 2020, tal como estava previsto no calendário escolar, no entanto, vamos ter de trabalhar na modalidade de Ensino a Distância (E@D), tendo em conta a persistência do estado de Pandemia, devido ao CORONAVÍRUS que impõe a continuidade de medidas de isolamento social.

Face a esta situação, colocam-se às escolas novos e inéditos desafios que requerem a utilização de novos recursos e meios educativos que acarretam elevados níveis de ansiedade e incerteza.

Assim sendo, temos de criar e tomar novas medidas organizacionais para podermos dar a resposta que entendemos mais adequada para cada nível e ciclo de ensino.

Este trabalho requer algum tempo, no entanto, estamos a trabalhar, usando as tecnologias de comunicação a distância, para que possamos elaborar atempadamente, para o nosso Agrupamento de Escolas, o Plano de Ensino a Distância - E@D, tendo em conta as orientações do Ministério de Educação.

Informamos que, durante a próxima semana, de 14 a 17 de abril de 2020, (4 dias), e enquanto formalizamos e aprovamos o Plano de Ensino a Distância - E&D, os alunos irão receber tarefas/atividades escolares para desenvolverem, pelos meios disponíveis e acordados anteriormente com os docentes.

A partir do dia 20 de abril de 2020, quando se iniciarem as emissões de conteúdos pelo ME através dos vários canais de televisão já divulgados, estaremos em condições de estabilizar e rotinar o desenvolvimento de tarefas e atividades de ensino/aprendizagem a distância até ao final deste ano escolar

Lembro que a Grelha da Telescola da RTP #EstudoEmCasa serve como complemento e reforço das aprendizagens, não substitui as tarefas e orientações dos professores.

Reforçamos e realçamos a importância dos Pais/EE acompanharem e responsabilizarem os seus educandos para a realização das tarefas/atividades propostas, tendo em consideração as dificuldades e constrangimentos que todo este processo vai causar.

Tal como antes, mas agora ainda mais crucial, o papel de interlocutor e canal de contacto privilegiado com a escola são desempenhados pelos docentes que exercem as funções de Diretor de Turma / Titular de Turma, pelo que, em caso de dúvidas e/ou esclarecimentos, devem ser contactados.

Vivemos tempos de rápidas mudanças e de grandes incertezas quanto ao futuro, temos de processar, filtrar e aplicar grandes quantidades de informação que nos chega todos os dias pelos mais diversos canais e meios de comunicação, no entanto, não podemos perder a calma e a serenidade para podermos gerir da melhor forma possível os novos desafios.

Estamos a viver um processo de adaptação necessário para lidarmos, da forma mais saudável possível, com as alterações repentinas que tivemos de fazer nas nossas vidas.

Convém não descurar a importância dos laços afetivos que se estabelecem na família, do carinho e dos mimos tão necessários para o equilíbrio das crianças e jovens, fornecendo-lhe ânimo e coragem para viverem e conviverem com estes acontecimentos da forma mais saudável possível.

 

Loulé, 12 de abril de 2020

O Diretor

 

Jacinto Colaço

 

 


 

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE JOÃO COELHO CABANITA

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS E NÃO LETIVAS

Ano Letivo - 2019-2020

Comunicado N.º 2

Face à necessidade de encontrar formas de garantir que os pais e/ou encarregados de educação vão ter acesso às avaliações sumativas de final do 2.º períodoa partir do dia 03 de abril de 2020, venho por este meio comunicar que vamos começar a trabalhar para que a informação fique acessível e/ou seja divulgada, junto dos pais e encarregados de educação.

Assim sendo, tendo em consideração os vários níveis de ensino e as suas particularidades, informo que vamos utilizar os seguintes meios:

Educação Pré-escolar

1 - Para os pais e/ou encarregados de educação que possuem contacto por e:mail, as Fichas de Avaliação serão encaminhadas por cada Educadora.

2 - Para os que não tenham contacto por e:mail, a Educadora informa os Serviços Administrativos para que sejam enviadas por correio.

1.º Ciclo

1 - Para os pais e/ou encarregados de educação que possuem contacto por e:mail, as Fichas de Avaliação serão encaminhadas por cada docente Titular de Turma.

2 - Para os que não tenham contacto por e:mail, a docente Titular de Turma informa os Serviços Administrativos, para que sejam enviadas por correio. 

2.º e 3.º Ciclos

1 - Os pais e encarregados de educação devem aceder ao GIAE online  (clique aqui) através do acesso que foi divulgado no início do ano escolar pelo respetivo Diretor de Turma.

2 - Os pais e/ou encarregados de educação que não conseguem aceder via on-line, devem solicitar os dados de acesso aos Serviços Administrativos, das 9:00 às 16:30 horas.

3 - Caso as soluções anteriores não resultem, para os que possuem contacto por e:mail, as Fichas de Avaliação serão encaminhadas por cada docente Diretor de Turma.

4 - Em último caso, o DT comunica aos Serviços Administrativos para que se proceda ao envio por correio.

Continuamos em Estado de Emergência!

Proteja-se! Não saia de casa!

Com os meus cordiais cumprimentos,

 

O Diretor

Jacinto Colaço


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE JOÃO COELHO CABANITA

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS E NÃO LETIVAS

Ano Letivo - 2019-2020

Comunicado N.º 1

 

Caros alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente,

como já é do vosso conhecimento, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades letivas e não letivas com alunos nas escolas, de 16 de março a 13 de abril de 2020.

Pretende-se com esta medida conter a propagação do coronavírus. Para que isso aconteça, é imprescindível também que todos cumpramos as seguintes recomendações:

  • Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos; Reforçar a lavagem das mãos antes e após as refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas; Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar; Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida; Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos; Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.
  • Manter o distanciamento social;
  • Evitar a deslocação a locais que potenciem o contágio sobretudo com concentração de pessoas.

Os professores Diretores/Titulares de turma devem garantir o contacto eletrónico e telefónico de todos os encarregados de educação e/ou alunos.

Pede-se aos senhores encarregados de educação, docentes e pessoal não docente que informem a escola através do contacto telefónico da escola sede: 289 412 783, no caso de existir uma situação de suspeição ou contágio identificada após o dia 13 de março, para que a escola sinalize às autoridades e seja possível continuar a identificar cadeias de contágio.

Informo que vamos fornecer as refeições escolares (almoço), em regime de takeaway, aos alunos beneficiários do escalão A da Ação Social Escolar (ASE), que façam a respetiva marcação de acordo com as regras seguintes:

1 - Os alunos que frequentam as EBI Prof. Sebastião Teixeira de Salir e EB 2,3 Padre Cabanita de Loulé podem fazer a marcação da refeição na aplicação GIAE Online que se encontra na página eletrónica www.agrupamentocabanita.edu.pt, ou via contacto telefónico.

2 - Os alunos cujas refeições são habitualmente fornecidas por outras instituições, nomeadamente, nas Escolas/JI de Querença, Cortelha, Tôr, Benafim e Alte devem contactar as respetivas instituições para combinarem como podem marcar e ter acesso às refeições também em regime de takeaway.

3 – Os alunos que frequentam a EB Prof. Manuel Alves e o JI de Poço Novo, que pretendam marcar a sua refeição, devem fazê-lo, utilizando, preferencialmente, os meios de comunicação à distância, ligando para o número de contacto telefónico da EB Prof. Manuel Alves ou o e:mail: escolacabanita@agrupamentocabanita.edu.pt.

4 – Os alunos que frequentam as Escolas EB1 de Areeiro, JI de Alfarrobeira, JI de Clareanes, EB1/JI N.º 4 de Loulé e EB1/JI N.º 3 de Loulé, e que pretendam marcar a sua refeição, devem fazer a marcação da refeição, utilizando, preferencialmente, os meios de comunicação à distância, ligando para o número de contacto habitual da EB1/JI N.º 3 de Loulé ou o e:mail: escolacabanita@agrupamentocabanita.edu.pt.

5 – Em condições normais, a marcação deverá ser efetuada até às 16:30h do dia anterior à refeição pretendida.

6 – Sendo as refeições servidas em regime de takeaway, devem os interessados vir munidos dos recipientes que lhes permitam transportar, em condições de higiene, a refeição constituída por: sopa, prato principal, salada, pão e sobremesa.

7 – Como não sabemos, o número de refeições que será necessário confecionar, bem como a respetiva distribuição por Escola/JI, iremos colocar em prontidão as cozinhas da EBI Prof. Sebastião Teixeira de Salir, da EB1/JI N.º 3 de Loulé, a cozinha da EB Prof. Manuel Alves de Loulé e a cozinha da EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita de Loulé.

Informamos que não é possível assegurar na 2.ª feira, dia 16 de março de 2020, a prestação do serviço de refeições atrás descrito.

Assim sendo, as marcações serão efetuadas até às 16:30h do dia 16 de março de 2020 para que sejam confecionadas e fornecidas nos dias úteis, a partir de 3.ª feira, dia 17 de março de 2020, entre as 12:30 h e as 14:00 horas.

Todas as dúvidas e obstáculos que possam surgir, em relação ao esquema proposto, devem ser comunicados de imediato à Direção para que seja encontrada a resposta atempada, mobilizando os meios necessários.

Lembramos que, face ao apuramento das reais necessidades, iremos adaptar e reformular as respostas, pelo que devem estar atentos à atualização das informações que iremos disponibilizar, consultando os e:mails que disponibilizaram aos Diretores/Titulares de Turma, a página eletrónica do agrupamento www.agrupamentocabanita.edu.pt. e/ou contactando por via telefónica a escola sede.

avaliação sumativa do 2.º período será efetuada no período normal, até ao dia 1 de abril de 2020, com base nos elementos disponíveis nesse momento (incluindo os ainda a recolher) e no caráter contínuo da avaliação. Os encarregados de educação podem consultar a avaliação dos seus educandos através da aplicação GIAE Online a partir do dia 2 de abril de 2020.

Na eventualidade de os profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro - incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais - serem mobilizados para o serviço ou prontidão, impedindo assim que prestem assistência aos seus filhos ou outros dependentes, informo que no nosso Agrupamento Escolas vão estar em condições de prontidão a EBI Prof. Sebastião Teixeira em Salir, a EB Prof. Manuel Alves e a EB 2,3 Padre Cabanita na cidade de Loulé para acolher os seus filhos ou outros dependentes.

A partir do dia 16 de março de 2020 e até ordem em contrário, fica limitada a entrada de terceiras pessoas nas escolas, ao estritamente necessário, nomeadamente, fornecedores de bens e serviços essenciais ao funcionamento da resposta às reais necessidades do funcionamento dos serviços.

Os contactos escola/família far-se-ão quase exclusivamente por meios de comunicação à distância, tais como: telefone fixo, telemóvel, e:mail, etc..

A entrada de outras pessoas carece de autorização prévia do Diretor ou da Subdiretora.

Está em preparação, pelo Ministério da Educação, um conjunto de orientações, instrumentos e ferramentas para coadjuvar o trabalho pedagógico das escolas durante a suspensão das atividades letivas presenciais.

O Ministério da Educação informou que irá dar orientações com outro grau de detalhe sobre as várias questões que assim o justifiquem. Assim que tivermos novas orientações iremos emitir um novo comunicado na página eletrónica do agrupamento.

Informamos que serão disponibilizados na página do agrupamento os contactos necessários para acederem aos serviços das Escolas/JI e das instituições envolvidas na resposta a dar às situações já identificadas ou a outras que venham a surgir.

Reafirmo a nossa disponibilidade para fazermos o melhor que sabemos e podemos para superarmos este grande desafio.

Contamos com a vossa melhor compreensão e colaboração para, em conjunto, encontrar as respostas mais adequadas face às reais necessidades.

Com os meus melhores cumprimentos,

 

O Diretor

Jacinto Colaço