REABERTURA DAS ESCOLAS - ENSINO PRESENCIAL
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, nos termos da qual definiu o dia 15 de março como data de retoma das atividades em regime presencial da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.
Seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e a orientação conjunta DGS/DGEstE/ISS sobre o programa de rastreios laboratoriais para SARS-CoV-2, terá início, na semana de regresso ao ensino presencial, um processo de testagem para o pessoal docente e não docente e que se prolongará ao longo do ano letivo.
Como destaca a DGS, a utilização de testes rápidos de antigénio periódicos, na atual situação epidemiológica, “constitui uma medida adicional às medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento, o uso de máscara (agora também obrigatório para alunos a partir dos 10 anos), a ventilação dos espaços ou as medidas de higiene e etiqueta respiratória, visando uma retoma mais segura das atividades educativas e letivas presenciais”.
Neste sentido, cumpre reforçar a necessidade de manutenção de todos os cuidados no que respeita ao cumprimento das normas estabelecidas para o funcionamento do ano letivo 2020/2021.
Sabemos que este regresso é muito aguardado por toda a comunidade escolar, pelo que é essencial que corra da melhor forma.
O Diretor,
Rodolfo Silva
NOTA INFORMATIVA N.º 5
Na sequência da decisão tomada no Conselho de Ministros de dia 21 de janeiro de 2021, devido à evolução da COVID-19, as atividades letivas foram interrompidas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, desde o dia 22 de janeiro até ao dia 5 de fevereiro de 2021.
Face a estas circunstâncias foram reativadas medidas idênticas às implementadas no anterior confinamento, pelo que importa divulgar, junto da comunidade educativa as seguintes instruções e recomendações que irão vigorar, para já, neste intervalo de tempo:
1 - Rede de Escolas de Acolhimento:
As escolas pertencentes à rede de escolas de acolhimento retomaram hoje, dia 25 de janeiro de 2021, a sua atividade, pelo que, no nosso Agrupamento de Escolas, estão a prestar este serviço de acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais a EBI Prof. Sebastião Teixeira em Salir, a EB Prof. Manuel Alves e a EB 2,3 Padre Cabanita em Loulé.
Em caso de necessidade de acolhimento do seu educando nas nossas escolas, caso exerça funções/profissão que lhe possibilite este apoio/serviço, deverá requerê-lo ao Diretor do Agrupamento, através do Diretor de Turma/Titular de Turma ou através de contacto via correio eletrónico para: escolacabanita@agrupamentocabanita.edu.pt ou servicos.adimnistrativos@agrupamentocabanita.edu.pt.
2 – Serviço de refeições
No nosso Agrupamento de Escolas, retomámos hoje, dia 25 de janeiro de 2021, a confeção e serviço de refeições, em regime de take-away, nas cozinhas das escolas EBI Prof. Sebastião Teixeira em Salir e EB 2,3 Padre Cabanita em Loulé, servindo refeições a alunos beneficiários dos escalões A e B da Ação Social Escolar (ASE), bem como dos alunos em acolhimento, com o apoio das juntas de freguesia e da autarquia, a fim de garantir a disponibilização e entrega das refeições de acordo com as necessidades das famílias e as regras de higiene e segurança vigentes.
Os pais e/ou encarregados de educação dos alunos beneficiários dos escalões A e B da Ação Social Escolar (ASE), que pretendam beneficiar de refeições em regime de take-away, deverão requerê-lo ao Diretor do Agrupamento, através do Diretor de Turma/Titular de Turma ou através de contacto via correio eletrónico para: escolacabanita@agrupamentocabanita.edu.pt ou servicos.adimnistrativos@agrupamentocabanita.edu.pt.
3 - Proteção de Crianças e Jovens em Risco:
As escolas de acolhimento estão disponíveis para receber, presencialmente, as crianças e jovens em risco sinalizados pelas CPCJ.
Apesar de nos encontrarmos uma interrupção letiva, sabemos que continuam a existir situações que carecem de alguma urgência de atuação e, como tal, continuamos a ter uma particular atenção para os casos de vulnerabilidade social (famílias em risco, situações de pobreza, desestruturação e desorganização familiar, violência doméstica, isolamento total, famílias incontactáveis, alunos que careçam de apoio psicológico, entre outros...), para que, de um modo consertado, possamos tentar encontrar novos caminhos e possíveis soluções.
Neste sentido, as diferentes situações devem ser sinalizadas, por escrito, e enviadas para o e:mail da Direção: escolacabanita@agrupamentocabanita.edu.pt.
4 - Apoio aos alunos com medidas adicionais:
Sempre que necessário, são assegurados os apoios terapêuticos prestados nos estabelecimentos de educação especial, nas escolas e pelos Centros de Recursos para a Inclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais, salvaguardando-se as orientações das autoridades de saúde.
5 - Calendário Escolar:
Em função da evolução e duração da suspensão das atividades letivas e educativas, poderão vir a ser introduzidas alterações ao calendário escolar, para compensar e apoiar os alunos.
6 - Regime não presencial:
Por determinação da tutela, todas as escolas a nível nacional, na preparação deste ano letivo, tiveram de prever e organizar o funcionamento das atividades escolares em regime não presencial. O Plano de Ensino a Distância E@D do nosso agrupamento está preparado para poder ser ativado.
A par dos recursos disponíveis em https://apoioescolas.dge.mec.pt/, todos os conteúdos do #EstudoEmCasa estão disponíveis, tanto na RTP Memória como no RTP Play e na APP, com os materiais e planificações integrados na página da Direção-Geral da Educação. Relembramos que, este ano, têm vindo a ser produzidos blocos de conteúdos específicos para o 1.º ano do ensino básico, bem como para o ensino secundário (incluindo a componente sociocultural e técnica dos cursos de dupla certificação). No site https://apoioescolas.dge.mec.pt/, encontram-se também os princípios orientadores para o desenvolvimento das atividades e o apoio aos alunos que são apoiados pelo #EstudoEmCasa.
Desejamos que não seja necessário proceder à aplicação deste modelo, face aos elevados custos que ele comporta para a formação/educação dos nossos jovens.
Cumpramos todos, com o máximo de rigor, todas as medidas de higiene, distanciamento social e de confinamento, decretadas pelas autoridades.
Loulé, 25 de janeiro de 2021
O Diretor
Jacinto Colaço
Na sequência da notificação de um caso positivo de Covid-19, num aluno do 9ºD, o Delegado de Saúde, Dr. Armindo José Queza, enviou a seguinte comunicação:
Foi realizado um Inquérito Epidemiológico, hoje, dia 19/11/2020, no qual foram identificados sete contactos de alto risco, perante esta situação, determina-se:
- Vigilância sobreativa, pela médica de família, ao aluno que testou positivo, por um período de 10 dias;
- Isolamento Profilático aos sete os alunos considerados de alto risco. Estes alunos serão submetidos a testes, em data a agendar com o Centro de Testagem.
- O isolamento profilático é por um período de 14 dias, a contar do dia 20/11/2020, ao dia 3/12/2020;
-A Autoridade de Saúde emitirá uma Declaração de Isolamento profilático, para cada aluno, para efeitos de justificação da ausência no trabalho para um dos progenitores, caso o educando seja menor de 12 anos;
Enquanto permanecerem em Isolamento profilático, não devem ausentar-se do domicílio, com a exceção, do dia da realização do teste, sob pena de serem detidos pelas Autoridades Policiais;
Os demais alunos e docentes da turma, ficarão em vigilância passiva, devendo para o efeito; monitorizar sinais e sintomas e, em caso de manifestação de sinais e sintomas, deverão contactar a Linha Saúde 24;
Os irmãos, irmãs e familiares dos alunos em isolamento profilático, não sendo contactos diretos do caso positivo, não são considerados contactos de alto risco. Assim sendo, deverão manter as suas atividades normais;
Foram contactados e informados todos os encarregados de educação dos alunos referenciados acima.
Durante o período de isolamento profilático, deverá ser feita a higienização dos espaços usados pela turma, ao abrigo da Orientação Nº 014/2020, de 21 de março da DGS.
Solicita-se que a Direção do Agrupamento de Escolas Padre João Cabanita, para que considere a presente Determinação, como justificação da ausência nas aulas dos alunos acima identificados.
O Diretor
Jacinto Colaço
Na sequência da notificação de um caso positivo de Covid-19, num aluno da turma 7ºH, da E.B. 2.3 Padre João Coelho Cabanita, o senhor Delegado de Saúde, Dr. Armindo Queza, determinou o seguinte:
O Diretor do Agrupamento
Jacinto Colaço
O Diretor do Agrupamento
Jacinto Colaço
Na sequência da Notificação de dois Casos positivos de Covid-19 na E.B. Padre João Coelho Cabanita, numa funcionária da cozinha e num aluno do 6ºE, determinou o Sr. Delegado de Saúde, Dr. Armindo José Queza :
- O Isolamento Profilático da Turma 6º E, com exceção dos 5 alunos que integram a turma 6º Mais;
-O Isolamento profiláctico de todo o pessoal da cozinha.
O isolamento profilático é por um período de 14 dias a contar do dia 05/11/2020 ao dia 19/11/2020;
A Autoridade de Saúde emitirá a Declaração de Isolamento profilático, para cada aluno, para efeitos de justificação da ausência nas aulas ou no trabalho para os encarregados de educação, para o período de 05/11/2020 ao dia 19/11/2020.
De igual modo, serão emitidas declarações de isolamento profilático para todas colaboradoras da cozinha.
Todos os alunos e colaboradoras da cozinha, em isolamento profilático, serão submetidos a testes laboratoriais por SARS COV-2, no dia 11/11/2020.
Enquanto estiverem no Isolamento profilático, não devem ausentar-se do domicílio, com a exceção, no dia da realização do teste.
Amanhã, dia 5 de novembro de 2020, o serviço de refeitório será assegurado por uma outra equipa de funcionários.
Em plena pandemia Covid 19, o regresso às aulas teve de ser feito de forma diferente. Tiveram de ser implementadas medidas excecionais e aplicadas as regras emanadas das autoridades de saúde (DGS). Muitas rotinas e procedimentos foram alterados de forma a que as nossas crianças e jovens, bem como pessoal docente e não docente, possam estar na escola em segurança. Para assegurar o distanciamento, reduzir ao mínimo o cruzamento e o contacto entre alunos de diferentes turmas, os horários de entrada, saída, intervalos e almoço tiveram de ser desfasados. Estes condicionalismos levaram a que por vezes os alunos tenham de entrar ou sair mais tarde, podendo provocar alguns constrangimentos em algumas famílias, devido aos horários de trabalho dos pais. Cientes dessas situações, informamos que no caso dos alunos que, comprovadamente, têm de vir mais cedo devido aos transportes escolares ou por os pais terem necessidade de os deixar mais cedo para ir trabalhar, ou que necessitam permanecer no recinto escolar enquanto aguardam que os pais os recolham, a escola assegura o seu acolhimento, em espaços como a Biblioteca, a Sala de Alunos ou o Centro de Aprendizagem, apesar desta valência não estar prevista para o 2º e 3º ciclos. À luz das novas regras vigentes, todos os espaços escolares têm uma lotação, o que condiciona a capacidade de acolher todos os alunos, pelo que necessitamos que seja feito um requerimento formal, nos Serviços Administrativos, a solicitar o acolhimento dos alunos. O referido requerimento deverá mencionar o horário, dia da semana em que o aluno necessita de acolhimento e ser acompanhado de declaração da entidade patronal com o horário de trabalho dos pais.
Agradecemos a compreensão e colaboração de toda a Comunidade Educativa.
Protejam-se! Juntos vamos conseguir ultrapassar todos os condicionamentos.
O Diretor
Jacinto Colaço
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE JOÃO COELHO CABANITA
ANO LETIVO DE 2019-2020
COMUNICADO N.º 3
De acordo com o que foi decidido pelo Governo, o 3.º período escolar vai iniciar-se a 14 de abril de 2020, tal como estava previsto no calendário escolar, no entanto, vamos ter de trabalhar na modalidade de Ensino a Distância (E@D), tendo em conta a persistência do estado de Pandemia, devido ao CORONAVÍRUS que impõe a continuidade de medidas de isolamento social.
Face a esta situação, colocam-se às escolas novos e inéditos desafios que requerem a utilização de novos recursos e meios educativos que acarretam elevados níveis de ansiedade e incerteza.
Assim sendo, temos de criar e tomar novas medidas organizacionais para podermos dar a resposta que entendemos mais adequada para cada nível e ciclo de ensino.
Este trabalho requer algum tempo, no entanto, estamos a trabalhar, usando as tecnologias de comunicação a distância, para que possamos elaborar atempadamente, para o nosso Agrupamento de Escolas, o Plano de Ensino a Distância - E@D, tendo em conta as orientações do Ministério de Educação.
Informamos que, durante a próxima semana, de 14 a 17 de abril de 2020, (4 dias), e enquanto formalizamos e aprovamos o Plano de Ensino a Distância - E&D, os alunos irão receber tarefas/atividades escolares para desenvolverem, pelos meios disponíveis e acordados anteriormente com os docentes.
A partir do dia 20 de abril de 2020, quando se iniciarem as emissões de conteúdos pelo ME através dos vários canais de televisão já divulgados, estaremos em condições de estabilizar e rotinar o desenvolvimento de tarefas e atividades de ensino/aprendizagem a distância até ao final deste ano escolar
Lembro que a Grelha da Telescola da RTP #EstudoEmCasa serve como complemento e reforço das aprendizagens, não substitui as tarefas e orientações dos professores.
Reforçamos e realçamos a importância dos Pais/EE acompanharem e responsabilizarem os seus educandos para a realização das tarefas/atividades propostas, tendo em consideração as dificuldades e constrangimentos que todo este processo vai causar.
Tal como antes, mas agora ainda mais crucial, o papel de interlocutor e canal de contacto privilegiado com a escola são desempenhados pelos docentes que exercem as funções de Diretor de Turma / Titular de Turma, pelo que, em caso de dúvidas e/ou esclarecimentos, devem ser contactados.
Vivemos tempos de rápidas mudanças e de grandes incertezas quanto ao futuro, temos de processar, filtrar e aplicar grandes quantidades de informação que nos chega todos os dias pelos mais diversos canais e meios de comunicação, no entanto, não podemos perder a calma e a serenidade para podermos gerir da melhor forma possível os novos desafios.
Estamos a viver um processo de adaptação necessário para lidarmos, da forma mais saudável possível, com as alterações repentinas que tivemos de fazer nas nossas vidas.
Convém não descurar a importância dos laços afetivos que se estabelecem na família, do carinho e dos mimos tão necessários para o equilíbrio das crianças e jovens, fornecendo-lhe ânimo e coragem para viverem e conviverem com estes acontecimentos da forma mais saudável possível.
Loulé, 12 de abril de 2020
O Diretor
Jacinto Colaço
SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS E NÃO LETIVAS
Ano Letivo - 2019-2020
Comunicado N.º 2
Face à necessidade de encontrar formas de garantir que os pais e/ou encarregados de educação vão ter acesso às avaliações sumativas de final do 2.º período, a partir do dia 03 de abril de 2020, venho por este meio comunicar que vamos começar a trabalhar para que a informação fique acessível e/ou seja divulgada, junto dos pais e encarregados de educação.
Assim sendo, tendo em consideração os vários níveis de ensino e as suas particularidades, informo que vamos utilizar os seguintes meios:
Educação Pré-escolar
1 - Para os pais e/ou encarregados de educação que possuem contacto por e:mail, as Fichas de Avaliação serão encaminhadas por cada Educadora.
2 - Para os que não tenham contacto por e:mail, a Educadora informa os Serviços Administrativos para que sejam enviadas por correio.
1.º Ciclo
1 - Para os pais e/ou encarregados de educação que possuem contacto por e:mail, as Fichas de Avaliação serão encaminhadas por cada docente Titular de Turma.
2 - Para os que não tenham contacto por e:mail, a docente Titular de Turma informa os Serviços Administrativos, para que sejam enviadas por correio.
2.º e 3.º Ciclos
1 - Os pais e encarregados de educação devem aceder ao GIAE online (clique aqui) através do acesso que foi divulgado no início do ano escolar pelo respetivo Diretor de Turma.
2 - Os pais e/ou encarregados de educação que não conseguem aceder via on-line, devem solicitar os dados de acesso aos Serviços Administrativos, das 9:00 às 16:30 horas.
3 - Caso as soluções anteriores não resultem, para os que possuem contacto por e:mail, as Fichas de Avaliação serão encaminhadas por cada docente Diretor de Turma.
4 - Em último caso, o DT comunica aos Serviços Administrativos para que se proceda ao envio por correio.
Continuamos em Estado de Emergência!
Proteja-se! Não saia de casa!
Com os meus cordiais cumprimentos,
O Diretor
Jacinto Colaço
SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS E NÃO LETIVAS
Ano Letivo - 2019-2020
Comunicado N.º 1
Caros alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente,
como já é do vosso conhecimento, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades letivas e não letivas com alunos nas escolas, de 16 de março a 13 de abril de 2020.
Pretende-se com esta medida conter a propagação do coronavírus. Para que isso aconteça, é imprescindível também que todos cumpramos as seguintes recomendações:
Os professores Diretores/Titulares de turma devem garantir o contacto eletrónico e telefónico de todos os encarregados de educação e/ou alunos.
Pede-se aos senhores encarregados de educação, docentes e pessoal não docente que informem a escola através do contacto telefónico da escola sede: 289 412 783, no caso de existir uma situação de suspeição ou contágio identificada após o dia 13 de março, para que a escola sinalize às autoridades e seja possível continuar a identificar cadeias de contágio.
Informo que vamos fornecer as refeições escolares (almoço), em regime de takeaway, aos alunos beneficiários do escalão A da Ação Social Escolar (ASE), que façam a respetiva marcação de acordo com as regras seguintes:
1 - Os alunos que frequentam as EBI Prof. Sebastião Teixeira de Salir e EB 2,3 Padre Cabanita de Loulé podem fazer a marcação da refeição na aplicação GIAE Online que se encontra na página eletrónica www.agrupamentocabanita.edu.pt, ou via contacto telefónico.
2 - Os alunos cujas refeições são habitualmente fornecidas por outras instituições, nomeadamente, nas Escolas/JI de Querença, Cortelha, Tôr, Benafim e Alte devem contactar as respetivas instituições para combinarem como podem marcar e ter acesso às refeições também em regime de takeaway.
3 – Os alunos que frequentam a EB Prof. Manuel Alves e o JI de Poço Novo, que pretendam marcar a sua refeição, devem fazê-lo, utilizando, preferencialmente, os meios de comunicação à distância, ligando para o número de contacto telefónico da EB Prof. Manuel Alves ou o e:mail: escolacabanita@agrupamentocabanita.edu.pt.
4 – Os alunos que frequentam as Escolas EB1 de Areeiro, JI de Alfarrobeira, JI de Clareanes, EB1/JI N.º 4 de Loulé e EB1/JI N.º 3 de Loulé, e que pretendam marcar a sua refeição, devem fazer a marcação da refeição, utilizando, preferencialmente, os meios de comunicação à distância, ligando para o número de contacto habitual da EB1/JI N.º 3 de Loulé ou o e:mail: escolacabanita@agrupamentocabanita.edu.pt.
5 – Em condições normais, a marcação deverá ser efetuada até às 16:30h do dia anterior à refeição pretendida.
6 – Sendo as refeições servidas em regime de takeaway, devem os interessados vir munidos dos recipientes que lhes permitam transportar, em condições de higiene, a refeição constituída por: sopa, prato principal, salada, pão e sobremesa.
7 – Como não sabemos, o número de refeições que será necessário confecionar, bem como a respetiva distribuição por Escola/JI, iremos colocar em prontidão as cozinhas da EBI Prof. Sebastião Teixeira de Salir, da EB1/JI N.º 3 de Loulé, a cozinha da EB Prof. Manuel Alves de Loulé e a cozinha da EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita de Loulé.
Informamos que não é possível assegurar na 2.ª feira, dia 16 de março de 2020, a prestação do serviço de refeições atrás descrito.
Assim sendo, as marcações serão efetuadas até às 16:30h do dia 16 de março de 2020 para que sejam confecionadas e fornecidas nos dias úteis, a partir de 3.ª feira, dia 17 de março de 2020, entre as 12:30 h e as 14:00 horas.
Todas as dúvidas e obstáculos que possam surgir, em relação ao esquema proposto, devem ser comunicados de imediato à Direção para que seja encontrada a resposta atempada, mobilizando os meios necessários.
Lembramos que, face ao apuramento das reais necessidades, iremos adaptar e reformular as respostas, pelo que devem estar atentos à atualização das informações que iremos disponibilizar, consultando os e:mails que disponibilizaram aos Diretores/Titulares de Turma, a página eletrónica do agrupamento www.agrupamentocabanita.edu.pt. e/ou contactando por via telefónica a escola sede.
A avaliação sumativa do 2.º período será efetuada no período normal, até ao dia 1 de abril de 2020, com base nos elementos disponíveis nesse momento (incluindo os ainda a recolher) e no caráter contínuo da avaliação. Os encarregados de educação podem consultar a avaliação dos seus educandos através da aplicação GIAE Online a partir do dia 2 de abril de 2020.
Na eventualidade de os profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro - incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais - serem mobilizados para o serviço ou prontidão, impedindo assim que prestem assistência aos seus filhos ou outros dependentes, informo que no nosso Agrupamento Escolas vão estar em condições de prontidão a EBI Prof. Sebastião Teixeira em Salir, a EB Prof. Manuel Alves e a EB 2,3 Padre Cabanita na cidade de Loulé para acolher os seus filhos ou outros dependentes.
A partir do dia 16 de março de 2020 e até ordem em contrário, fica limitada a entrada de terceiras pessoas nas escolas, ao estritamente necessário, nomeadamente, fornecedores de bens e serviços essenciais ao funcionamento da resposta às reais necessidades do funcionamento dos serviços.
Os contactos escola/família far-se-ão quase exclusivamente por meios de comunicação à distância, tais como: telefone fixo, telemóvel, e:mail, etc..
A entrada de outras pessoas carece de autorização prévia do Diretor ou da Subdiretora.
Está em preparação, pelo Ministério da Educação, um conjunto de orientações, instrumentos e ferramentas para coadjuvar o trabalho pedagógico das escolas durante a suspensão das atividades letivas presenciais.
O Ministério da Educação informou que irá dar orientações com outro grau de detalhe sobre as várias questões que assim o justifiquem. Assim que tivermos novas orientações iremos emitir um novo comunicado na página eletrónica do agrupamento.
Informamos que serão disponibilizados na página do agrupamento os contactos necessários para acederem aos serviços das Escolas/JI e das instituições envolvidas na resposta a dar às situações já identificadas ou a outras que venham a surgir.
Reafirmo a nossa disponibilidade para fazermos o melhor que sabemos e podemos para superarmos este grande desafio.
Contamos com a vossa melhor compreensão e colaboração para, em conjunto, encontrar as respostas mais adequadas face às reais necessidades.
Com os meus melhores cumprimentos,
O Diretor
Jacinto Colaço