<3456789>

"A tecnologia e a pandemia, em BD"

05|05|2020

Os alunos do 6º ano foram desafiados, pela professora de EVT, Marlene Carvalho, a construir uma Banda Desenhada em que deveriam abordar o uso das tecnologias neste período de recato obrigatório, que visa diminuir o contágio do vírus COVID-19. Os trabalhos resultantes têm muita qualidade e podem ser vistos em https://www.facebook.com/pg/agrupamentopadrecabanita/photos/?tab=album&album_id=2453411948283584

22 de abril - Dia Mundial da Terra

23|04|2020

Neste dia 22 de Abril, Dia Mundial da Terra, o Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita associa-se ao movimento “Um Minuto de Silêncio de Gratidão à Terra” dando a conhecer a toda a Comunidade Educativa o Projeto “Da Horta à Mesa”, desenvolvido ao longo de todo o ano letivo de 2019/2020, como exemplo de bem criar a natureza, cuidando do nosso Planeta. O cultivo de uma horta pedagógica constitui uma atividade saudável que proporciona equilíbrio, saúde e bem-estar, tanto ao nível físico, como psicológico e social. Uma horta constitui uma forma lúdica e participativa de obter alimentos sãos. As plantas requerem uma dedicação regular e um compromisso pessoal, constituindo uma ferramenta educativa para transmitir a noção da responsabilidade de cuidar de um ser vivo.

Visita de estudo no âmbito do “Dia Aberto” – Universidade do Algarve

14|03|2020

No passado dia 20 de fevereiro de 2020, pelas 9h20, a turma do CEF 2 (Jardinagem/Fotografia), da Escola Básica 2,3 Padre João Coelho Cabanita, rumou de Loulé a Faro, para participar no evento “Dia Aberto”, promovido pela Universidade do Algarve. Chegada a Faro, a turma foi dividida em dois grupos: os alunos de Fotografia ficaram no Campus da Penha e os alunos de Jardinagem dirigiram-se para o Campus de Gambelas. Cada grupo contactou com experiências e assistiu a workshops diversificados. O grupo de Fotografia participou na visita intitulada “Imagem Animada – Modelação e animação 3D” e aprendeu como se constroem jogos online. Também ficou a saber que cada jogo pode demorar até 10 anos a ser concluído. De seguida, foi ao workshop “Jornalismo Televisivo”, onde a aluna Luciana foi pivô por uns minutos. Na visita à “Imagem Animada – Demonstração de animação 2D e animação Stopmotion”, a Luciana voltou a brilhar, produzindo um pequeno vídeo de desenho animado. Já após o almoço, o grupo deslocou-se ao Departamento de Engenharia Civil, onde teve oportunidade de conhecer a importância da Fotografia com Infravermelho Próximo: para saber, por exemplo, distinguir o que é artificial e natural (através da fotografia a plantas) e a vegetação saudável e a vegetação contaminada, assim como perceber como reagem as plantas à presença da Radiação Eletromagnética (REM). O grupo de Jardinagem participou na visita sobre “Sistemas de cultivo sem solo de plantas hortícolas”. Após este momento, o grupo deslocou-se a uma estufa, onde pôde apreciar e contactar com diferentes métodos de rega e de plantação. Depois do almoço, o grupo participou numa atividade de Slackline. Por volta das 17 horas, voltaram a juntar-se os grupos, para iniciar o regresso a Loulé, depois de um dia muito enriquecedor a nível didático e humano, pois também foi um agradável momento de convívio.

Visita de Estudo à Assembleia da República e Museu Militar

12|03|2020

No dia 6 de março, os alunos do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita (9.ºB, C, D e CEF2 da Escola sede e 9.ºA e B da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira) deslocaram- se em visita de estudo a Lisboa onde assistiram a uma sessão plenária na Assembleia da República e desfrutaram de uma visita guiada ao Museu Militar. A visita foi dinamizada pelos docentes, Helena Ferreira e Pedro Rocha, tendo em vista a consolidação das aprendizagens adquiridas na disciplina de História. Texto e imagem: Pedro Rocha