«Campanha Coastwatch» - Escola EB Prof. Sebastião Teixeira

22|03|2018

No dia 20 de março as turmas do 7º ano de Salir participaram na "Campanha Coastwatch 2017/2018 -Portugal", com muito entusiasmo.

O Coastwatch é um projeto europeu de educação ambiental e ciência cidadã. Em Portugal é coordenado há 28 anos pelo GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente). Qualquer pessoa pode participar, individualmente ou em grupo na monitorização ambiental do litoral português, caracterizando: biodiversidade; zonação costeira, poluição e as pressões antrópicas de uma faixa costeira de 500m, durante a maré baixa com o preenchimento do questionário Coastwatch e inserção de dados; recolher informações para melhorar o conhecimento ambiental do litoral e intervir junto dos principais decisores.

Os objetivos da visita de estudo foram:

- promover valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente;

- promover o saber ser e o saber estar;

- incentivar a participação na vida cívica de forma responsável;

- reforçar a necessidade de estabelecimento de regras para o uso coletivo de espaços naturais;

- promover as relações interpessoais entre alunos e alunos .

Os alunos e professores monitorizaram 3Km de costa entre a Ilha de Faro e a Quinta do Lago e, simultaneamente fizeram a recolha de lixos não biodegradáveis em vários locais.

Muito agradecemos a colaboração da Câmara Municipal de Loulé que cedeu o transporte, sacos e luvas para a recolha do lixo e da Quinta do Lago que nos proporcionou o restante apoio alimentação e higiene.