“A violência não é criadora, mas destruidora”

15|04|2016

Em virtude dos inúmeros registos de ocorrências resultantes de atos de violência, o Gabinete de Intervenção Social (GIS) está a desenvolver uma iniciativa dirigida ao 2º e 3º ciclo da Escola Básica 2,3 Padre João Coelho Cabanita e da Escola Básica Integrada Professor Sebastião Teixeira.

Esta ação denominada por “A violência não é criadora, mas destruidora”, visa sensibilizar os diversos educandos, desenvolver uma relação empática com os mesmos e fomentar uma consciência ética na convivência social.

A dinamização da iniciativa faz-se acompanhar de uma apresentação de umPowerPoint que persuasivamente convida à reflexão e à exploração reconstrutiva da exposição oral. Além do referido, os alunos são convidados a responder anonimamente às seguintes questões: “Na tua opinião, a escola deveria mudar a sua atitude face à violência? Se sim, em que aspeto(s)?”, “E tu, o que estás disposto(a) a fazer para melhorar a convivência social?”

É ainda preceito da ação do Gabinete de Intervenção Social, demonstrar inteira disponibilidade para acolher e auxiliar os vários alunos no seu processo de desenvolvimento pessoal e social.

Elsa Fernandes

(Gabinete de Intervenção Social)